Iniciativas de inteligência artificial (IA) geram maior foco na segurança cibernética, de acordo com a nova pesquisa da Rackspace Technology, em associação com a Microsoft

Artificial Intelligence (AI) Initiatives Driving Increased Focus on Cybersecurity,  According to New Rackspace Technology Survey, in Association with Microsoft

A IA é vista ao mesmo tempo como um vetor potencial para ataques cibernéticos e como um estimulador de resiliência; As organizações priorizam o investimento em segurança nativa na nuvem, mas não têm experiência interna

SAN ANTONIO, TX – 19 de setembro de 2023Uma nova pesquisa global de segurança cibernética da Rackspace Technology (NASDAQ: RXT), uma empresa líder em serviços de tecnologia multinuvem de ponta a ponta, conduzida em associação com a Microsoft, descobriu que a inteligência artificial (IA) está desempenhando um papel cada vez mais crítico na condução das posturas de segurança das organizações e na necessidade de investimento em segurança cibernética. Quando perguntados como a IA está influenciando a postura de segurança de sua organização, 62% dos entrevistados disseram que a IA aumentou sua necessidade de segurança cibernética, resultando em medidas de segurança mais rigorosas sobre armazenamento e acesso aos dados (58%), maior atenção à exposição de dados confidenciais (52%) e estruturas e diretrizes de classificação mais fortes (47%).

Ao mesmo tempo, os entrevistados dizem que as tecnologias habilitadas para IA se tornaram uma ferramenta crítica no arsenal de segurança em várias áreas de investimento cibernético, incluindo segurança de apps (85%), segurança nativa na nuvem (84%) e segurança de dados (81%). 81% também dizem que suas organizações têm uma política formal em vigor sobre governança e segurança de IA, embora apenas 39% digam que o nível de conscientização e compreensão de sua política pelos funcionários é "ótimo", contra 43% que o caracterizam como "razoável".

"Como a IA surgiu como uma área de foco cada vez mais importante para organizações de todos os portes, ela apresenta tanto desafios quanto oportunidades para as equipes de segurança", disse Jeff DeVerter, evangelista chefe de tecnologia da Rackspace Technology. "Estamos vendo um foco cada vez maior na governança de dados de IA e um foco ampliado na segurança nativa na nuvem à medida que as infraestruturas das organizações se tornam mais distribuídas e o perímetro de TI fica mais nebuloso. Mas também estamos vendo mais empresas aproveitando a IA para combater invasores e ficar à frente da curva, priorizando o treinamento de pessoal para ajudá-los a entender melhor e evitar vulnerabilidades."

Os orçamentos cibernéticos aumentam, enquanto os ataques à arquitetura de nuvem são uma das principais preocupações

62% dos entrevistados dizem que aumentaram seu orçamento cibernético no ano passado, enquanto apenas 3% disseram que fizeram cortes. Enquanto isso, 33% dos que o aumentaram afirmam que o aumento do orçamento de segurança cibernética foi maior que 14%. 48% das organizações pesquisadas dizem que dedicam mais de 14% do orçamento total de TI à cibernética. As maiores áreas de investimento são segurança nativa da nuvem (57%), segurança de dados (51%) e segurança de aplicativos (48%), em um aumento de 7% em relação à pesquisa da Rackspace de 2022.

Um dos principais fatores que impulsionam o aumento é a crescente preocupação com os ataques à arquitetura de nuvem, que aumentaram 12% em comparação com 2022 e que 62% dos entrevistados identificam como sua maior ameaça. Essa também é a área que as organizações se sentem menos preparadas para tratar sozinhas, sendo que 49% contam com um parceiro para fornecer segurança nativa da nuvem.

A contínua crise de talentos leva a mais parcerias

Proteger e reter talentos em segurança cibernética continua sendo um grande obstáculo organizacional, sendo que os entrevistados identificam a escassez de trabalhadores qualificados como seu principal desafio cibernético. Em um ambiente de contratação ultracompetitivo com alta rotatividade de funcionários, as empresas estão mais dependentes do que nunca de parceiros externos em vez de trazer recursos internos adicionais. 43% dos entrevistados citam o estabelecimento de parcerias de serviços de segurança cibernética para consulta ou suporte como uma das três prioridades, sendo a falta de experiência interna a principal causa.

"Como a segurança cibernética tem se tornado cada vez mais complexa, com cargas de trabalho e dados implantados em várias plataformas, ficou muito mais difícil manter uma mentalidade de 'fazer tudo sozinho'", disse D K Sinha, presidente de nuvem pública da Rackspace Technology. "Felizmente, há uma infinidade de excelentes ferramentas de segurança de nuvem disponíveis para organizações e redes de parceiros que podem ajudar a preencher as lacunas de conhecimento."

Maior envolvimento de executivos e diretoria

O envolvimento de executivos e diretores com a variedade de ameaças cibernéticas que enfrentam está afetando positivamente a visibilidade, a adesão e a colaboração. De acordo com a pesquisa, a segurança cibernética continua sendo a principal preocupação para os executivos (63%) – acima de questões como transformação digital (57%), taxas de juros (48%), retenção/contratação de funcionários (43%) e gestão da cadeia de suprimentos/logística (38%) – em um aumento em relação aos 58% da pesquisa da Rackspace de 2022. 69% dos entrevistados afirmam que o nível de preocupação com a segurança cibernética aumentou entre seus executivos nos últimos 12 meses, enquanto 71% afirmam que os executivos estão fazendo mais investimentos em segurança cibernética. 65% também dizem que uma melhor colaboração entre a equipe de segurança e os executivos reduziu efetivamente a lacuna de habilidades cibernéticas. Enquanto isso, 70% dos entrevistados afirmam que a segurança cibernética é uma das duas principais preocupações para a sua diretoria.

Clique aqui para obter informações adicionais sobre a pesquisa de segurança global, incluindo o whitepaper e o infográfico da pesquisa.

A Rackspace Technology é uma empresa líder em serviços de tecnologia multinuvem de ponta a ponta. Podemos projetar, construir e operar os ambientes de nuvem dos nossos clientes em todas as principais plataformas tecnológicas, independentemente da pilha de tecnologia ou do modelo de implementação. Atuamos em parceria com os clientes a cada estágio de suas jornadas na nuvem, permitindo-lhes modernizar aplicativos, criar novos produtos e adotar tecnologias inovadoras.

Metodologia de pesquisa

Comissionada pela Rackspace Technology e pela Microsoft, a Coleman Parkers Research conduziu a pesquisa entre 17 de julho e 20 de agosto de 2023, com base nas respostas de 1.420 tomadores de decisão de TI dos setores de manufatura, tecnologia/nativo digital, serviços financeiros, varejo, setor governamental/público e saúde nas Américas, Europa, Ásia e Oriente Médio.